Conheça a nossa história
A Santa Cora é uma banda paulista de Metal, formada em 2022, que carrega em seu DNA a experiência e a versatilidade de músicos influenciados pelo Metal Moderno, Rock Progressivo, Metal Melódico, ritmos típicos do Brasil e Música Clássica, criando uma sonoridade rica e diversificada.
As músicas, no geral, abordam lutas internas, emoções e até mesmo desabafos da personagem Cora, trazendo à tona temas fortes e sensíveis. melodias comoventes, riffs memoráveis e solos técnicos e cheios de sentimentos são algumas das características principais da banda.
O nome, Santa Cora, está ligado ao apelido de infância da Carol Corteze, vocalista da banda, carregando doses de humor e ironia.
Depois de vários meses de pré-produção, entre os dias 16 e 22 de janeiro de 2023, a Santa Cora esteve concentrada para a gravação de seu primeiro álbum, ELEMENTUM, no estúdio Fusão, com o renomado produtor Thiago Bianchi (Noturnall, e Shaman). Trata-se de um álbum com nove faixas autorais, lançado em julho de 2024.
A vocalista Carolina Corteze e o guitarrista/violonista João Michelin são os fundadores da banda e compositores de todas as músicas. Além deles, o álbum de estreia da Santa Cora contou com a participação do consagrado tecladista Fábio Laguna (Edu Falaschi, Angra, Hangar, etc), de Alex Cristopher na bateria e de João Pedro Castro no baixo e com as participações especiais do cantor Ameslari e da cantora Alessandra Lodoli (Inanimalia).
Em 2024, a baixista Desirée Nobrega, o tecladista César Bolfarini e o baterista Yago Cefaly ingressaram como membros oficiais da banda.
Os integrantes
Carolina Corteze
Natural de Caxias do Sul/RS, é cantora e arquiteta. Começou a cantar aos 8 anos de idade, incentivada pelos pais. Na adolescência, iniciou no canto lírico através de um coral universitário de Caxias do Sul. Na mesma época, conheceu bandas de metal sinfônico, como Nightwish, e até surgiram convites para montar uma banda cover, mas não se concretizou. Desde 2016, é integrante da Cia. Minaz, uma companhia de ópera em Ribeirão Preto/SP, sua cidade atual, e já participou de inúmeras apresentações.
Suas principais influências são, além da ópera, da música popular brasileira e regionalista, bandas de metal sinfônico com vocal feminino, principalmente Epica, Nightwish, Within Temptation, Visions of Atlantis, Snow White Blood, de metal alternativo, como Jinjer, The Pretty Reckless e Halestorm, e de rock/metal progressivo, sobretudo Pink Floyd e Dream Theater. Também tem influências de vocais do pop, como Lady Gaga e Tina Turner.
João Michelin
@joaoaugustomichelin
Natural de Mococa/SP, é advogado, guitarrista, violonista e compositor. Começou na música por volta dos 10 anos de idade, quando teve acesso a um violão que era de sua mãe. Fascinado pelo instrumento, se dedicou ao estudo do violão clássico e erudito. A paixão pela guitarra veio alguns anos depois, quando conheceu o trabalho de guitarristas como Steve Vai, Joe Satriani, Eric Johnson, Steve Morse e John Petrucci.
Desde a adolescência compõe músicas – algumas ideias, aliás, foram desenvolvidas e estão no primeiro álbum da Santa Cora.
Tem como principais influências, além dos guitarristas já citados, as bandas Dream Theater, Queen, The Beatles, Angra, Dr. Sin, Bon Jovi, Shaman e Ghost.
Desirée Nobrega
@desireenobregaa
Natural de Ribeirão Preto/SP, é baixista e estudante. A paixão pela música começou desde muito pequena, influenciada pelo teatro e pela ópera, mas consolidou seu trajeto em 2021, quando começou a fazer aulas de contrabaixo. No ano seguinte, formou sua primeira banda, onde toca até os dias hodiernos, Hysteria, com o atual nome de Noctua. Trabalhou na composição do primeiro single de sua banda “Hit by a Storm”.
Como principais influências, destacam-se Steve Harris, Cliff Burton, Jason Newsted, Felipe Andreoli, Luís Mariutti, além de renomadas bandas como Angra, Shaman, Epica, Death, Rammstein, Metallica e Crypta.
César Bolfarini
@cesarbolfarini
Natural de Ribeirão Preto/SP, é músico profissional e tecladista. Influenciado pelo pai, começou seus estudos de teclado aos 10 anos de idade. Paralelamente, conforme seu gosto pela música foi aumentando, na pré-adolescência aprendeu guitarra, contrabaixo e bateria, período em que montou sua primeira banda de rock. Já com a intensão de se profissionalizar como músico, na adolescência integrou os projetos sociais GURI e ALMA, desenvolvendo suas habilidades no repertório do piano erudito e popular.
Desde de 2017, é integrante da Cia. Minaz, companhia de ópera de Ribeirão Preto/SP, onde estuda canto lírico e trabalha como monitor de muitos grupos corais. Em 2020 ingressou no curso de Licenciatura em Música da FFCLRP/USP, onde segue até os dias de hoje, estudando e aprimorando suas habilidades no piano e no ensino de música.
Além da obra de compositores eruditos, como J.S. Bach e Beethoven, tem como grande influência as obras do músico André Matos e das bandas Iron Maiden, Metallica, Angra, Dio, Pantera, Shaman, AC/DC, Sepultura, Slayer, entre outras.
Yago Cefaly
@yago.cefaly_drums
Natural de Araçatuba/SP, é piloto de drone, Quiropraxista , professor de bateria focado em técnicas de pedal duplo.
Começou a tocar bateria a sério em meados de 2018. Hoje também faz parte de outras bandas: Disciples RP slayer tributo, Alterstorm (power metal autoral) e a Paviozero (banda de covers variados de metal ao grunge).